sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Dom Amilton

Assunção de Nossa Senhora - Dom Amilton Manoel da Silva, CP

Celebramos hoje a festa da Assunção de Nossa Senhora. Uma verdade de fé definida pelo Papa Pio XII, em 1950.

15/08/2021 09:00:00


MARIA FOI LEVADA PARA O CÉU

Celebramos hoje a festa da Assunção de Nossa Senhora. Uma verdade de fé definida pelo Papa Pio XII, em 1950.
 A Primeira Leitura (Ap 11,19-12,1-6.10), fala de um grande sinal: uma mulher vestida como o sol, grávida de uma criança, que um dragão quer devorar. A Mulher representa a Comunidade-Igreja na defesa da vida ameaçada pelo dragão, símbolo da morte. Maria é protegida pela força de Deus (vestida de sol) e participa de sua glória.
Na Segunda Leitura (1 Cor 15,20-27), Paulo afirma que um dia todos serão glorificados. Antes, Cristo, depois os que foram de Cristo... Sem dúvida, em primeiro lugar, sua Mãe. 
O Evangelho (Lc 1,39-56) apresenta uma mulher agraciada por Deus: Maria visita Isabel para servir e proclama um Hino de louvor ao Senhor, pelas maravilhas que Ele realizou nela e em favor dos pobres. A festa da Assunção é um sinal de esperança, pois Maria recebeu, por antecipação, o que Deus reservou a todos os que viverem, a exemplo de Maria, com humildade, atentos às necessidades dos irmãos. Maria é modelo de esposa e mãe, na família de Nazaré. Encerrando a semana da família, somos convidados a olhar para a família como o lugar privilegiado do amor: o amor conjugal (entre esposos), o amor materno/paterno (dos pais para com os filhos), o amor filial (dos filhos para com os pais) e o amor fraterno (o amor entre os irmãos). É na família que nascem as vocações, como a Vocação Religiosa Consagrada, que celebramos hoje. Rezemos pelos religiosos e religiosas, sobretudo da nossa diocese, para que continuem sendo no meio do povo, um sinal do amor de Deus. 

Bom domingo.
Deus te abençoe +