sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Dom Amilton

21º Domingo do Tempo Comum - Dom Amilton Manoel da Silva, CP

A vida é feita de escolhas, e algumas delas nos comprometem mais. As leituras de hoje nos dão dois testemunhos muito significativos sobre saber escolher: Josué e Pedro.

22/08/2021 09:00:00


NOSSAS ESCOLHAS

A vida é feita de escolhas, e algumas delas nos comprometem mais. As leituras de hoje nos dão dois testemunhos muito significativos sobre saber escolher: Josué e Pedro.
A Primeira Leitura (Js 24,1-2.15-18) narra a escolha de Israel: Javé ou os ídolos. Após a longa peregrinação através do deserto e a posse da Terra Prometida, Josué convoca o Povo e o põe diante de uma escolha fundamental: escolher os ídolos do lugar ou o Deus que os libertou do Egito. “Eu, porém, e a minha família vamos servir ao Senhor”, afirmou Josué. Diante desse testemunho, o povo decidiu continuar fiel ao Deus de seus pais.
 Na Segunda Leitura (Ef 5,21-32), Paulo fala da escolha dos esposos por Cristo e as consequências nas relações familiares: Amor ou egoísmo. O casal cristão deve ser sinal e reflexo da união de Cristo com a sua Igreja.
O Evangelho (Jo 6,60-69) narra a escolha de Pedro. Depois do discurso sobre “o Pão da vida”, os discípulos são levados a fazer uma escolha: Crer Nele ou deixá-lo. Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Só tu tens palavras de vida eterna”. A escolha de Pedro ajudou os outros apóstolos a se decidirem também pelo Mestre. Devemos fazer também a nossa escolha. Mas, o que significa escolher Cristo? Significa colocá-lo como critério em todas as escolhas do cotidiano: pensar como Ele, agir como Ele, amar como Ele, viver nele a comunhão com o Pai e o Espírito Santo. Dia das vocações leigas. Leigos e leigas, batizados (as), o que seria da sociedade sem o seu efeito: sal, luz e fermento na massa? 
Bom domingo.
Deus te abençoe +